Segue um Breve Histórico…
O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O’Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram se manter através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0. Existe também as características amarradas aos conceitos. O que, agora, não vem ao caso.
Esses tais conceitos agrupados ditos acima é que torna a web mágica. Uma Fantástica Fábrica de Web2.0. Seja ela mantida pela Google ou por visionários que hoje tem pequenas fortunas, por conta de suas pequenas e úteis ferramentas.
Charlie e a Fantástica Fábrica Web2.0
Para começar a brincadeira, por que não falar da maior das fábricas, a empresa Google.
O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.
O nome Google foi escolhido devido à expressão matemática googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
Curiosidade
A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”. Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de “Googol” à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu “Google”, obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
Voltando ao assunto, lá nessa fábrica são encontradas algumas dezenas de ferramentas disponibilizadas para uso. Exemplo principal o GMail que no início somente quem fosse convidado por um amigo conseguiria ter um. Hoje eu não vivo sem, inclusive, ele disponibiliza opção para que alguns domínios possa usá-lo para gerenciamento de e-mail. Caso esteja interessados não deixem de ver: http://www.google.com/intl/pt-BR/apps/business/index.html.
O Google Reader é a ferramenta de leitura de RSS Feeds. Você pode nele agrupar seus feeds por assunto (tags) e o mais interessante, seguindo as características da web2.0 e o compartilhamento com seus amigos de seus assuntos e vice-versa.
O Google Docs por exemplo é fora de série. Vejam na prática: Criemos um formulário de pesquisa online e vamos usar as planilhas do Google para salvar o retorno dos formulários. Você pode fazer isso também.
Step by step
1 - Criando o formulário básico:
Ao usar o menu “Novo”, você irá encontrar a opção “Formulário”. Ao selecionar a opção você será levado para a página de criação de formulário.
2 - Convidando colabodores para uso do formulário:
Ao finalizar a criação do formulário, você pode enviar convites para as pessoas responderem suas perguntas.
Convide colaboradores
3 - Publique o formulário na web:
Após a criação, o convite, você pode publicar os resultados na web de sua pesquisa.
Publique os resultados
4 - Visualizando o formulário de pesquisa e os resultados:
O Google provê aos usuários todo ferramental necessário para criação de formulários. Você pode utilizar para fazer pesquisa de mercado e depois usar os dados em ferramentas de análise. Por exemplo, em análise de mercado.
Pesquisa
A resposta após preenchimento do formulário
Após o voto, Voilà! Os resultados.
The end…
A empresa Google realmente é sensacional. E olhem, não tô ganhando nada para falar dos caras. Não é artigo pago, podem ter certeza.
Existem outras tantas ferramentas associadas a Google Inc. YouTube, Google Calendar, Google Notebook, Froogle, Google Maps, Google Earth, entre outras.
Vida Longa e Próspera
No próximo artigo continuo a viagem por essa fábrica e as próximas versões da web que estão por vir. Realmente coisa de louco.
Grande abraço a todos.