Lemon Logo
 
Em todo o portal   
   
 
   Você está em: Lemon > Home > Quase um blog > Entrevistas
 

Milton Guedes

Publicado por: Pê Martins em 25/10/1999


Músico com um talento acima de qualquer discussão, Milton é um dos instrumentistas mais requisitados do país. É difícil dizer com quem ele não tocou (saxofone, gaita ou flauta) em algum show ou gravação.

Confiram nosso papo!

Leia na íntegra
 

  Índice:

    Todas
    Entrevistas
    Artigos
    Notícias


Você deveria conhecer:

    e-Cards



Como é o seu contato e convívio com a grande rede?

Utilizo a Net pelo menos uma vez por dia, e para mim já faz parte do meu trabalho e da minha casa como um utilitário, ou eletro-doméstico se preferir, é como abrir a geladeira e dar aquela olhadinha para ver o que tem pra "degustar"....

E o que você "degusta" com mais frequência?

Utilizo a Net para o trabalho, na forma de pesquisa em geral sobre música. Procuro letras, páginas de artistas, músicas cifradas, MP3's , compro CD's, me comunico com amigos e, é claro trato de assuntos particulares. Também utilizo meu Banco quando estou on-line, além de pesquisar livros, revistas, fotos etc...

Como você encara a questão da veiculação de músicas on-line, quer através de formatos polêmicos como o MP3, quer sob outra forma "menos" conturbada?

Acho que a quantidade de usuários cresce numa velocidade incrível e que dentro de muito pouco tempo, a música tomará novos rumos, tanto na maneira de ser veiculada, como na de ser vendida.

Será que as gravadoras mudarão de política em função disso?

A indústria fonográfica, como já começa a acontecer, terá que mudar sua maneira de pensar em música como produto. As facilidades e a rapidez no alcance deste novo público são impressionantes e espero estar logo com o meu trabalho na rede, tanto no formato habitual como em formatos para distribuição através da rede.

Como o MP3. é rápido, você pode checar se vai mesmo gostar do que vai comprar apenas ouvindo trechos de um CD, por exemplo, o que em lojas, hoje, fica muito difícil, já que só algumas possuem equipamento para você ouvir antes de comprar, e geralmente são só os lançamentos, o resto é bem lacrado com aquele plasticozinho bem difícil de tirar. =)

Como usuário, o que te agrada mais na Internet?

A rede oferece ao usuário todas as possibilidades de pesquisa sobre qualquer assunto. Além desse super-instrumento, você ainda pode ficar incógnito e passear por diversos sites como forma de lazer. As possibilidades são quase infinitas.

O MP3 é de fato este vilão, como pregam as gravadoras e a ABPD?

O MP3 não é o grande vilão da pirataria como as gravadoras tentam vendê-lo.

Então, qual é o problema?

O problema é que a facilidade que o internauta encontra para localizar uma faixa ou mesmo se tiver paciência, um CD inteiro, é muito grande. Ela poderia oferecer a oportunidade de um internauta se decidir pela compra de um CD em que apenas a música do rádio poderia interessá-lo, pois pôde ouvir o resto via MP3.

E toda essa facilidade à custo zero não seria um risco para você, um artista que também depende da vendagem de seus discos?

É a liberdade de escolha com custo zero, é verdade, mas acho que isso pode ser o incentivo para o cara comprar o CD de alguém que ele tem dúvida, sem sair de casa.

Acho também que vai demorar mais um pouco para alguém baixar definitivamente um CD inteiro e imprimir uma capa e se dar por satisfeito; mas a coisa está voando e a tendência das gravadoras é acabar se transformando em grandes sites de venda de CD's.

Isso, se o custo de um CD cair, pois se não, você vai querer somente àquela música que está disponível no site de alguém. É o single grátis minha gente... =)

E os direitos autoriais?

A liberdade que a rede oferece em qualquer assunto ou formato, faz a gente pensar no que vai ser dos direitos autorais e coisas desse tipo, pois acho quase impossível o controle total da rede.

Mas acho também que o MP-3 e a quantidade de usuários que dispõem deste tipo de arquivo ainda não representam uma ameaça às gravadoras. Para o novo artista, hoje, como divulgação é fundamental, e não é pirataria oferecer sua música de graça, se você quer divulgar seu lance.

As gravadoras terão que se adequar rápido a esse novo formato na veiculação de música. Pirataria sempre existiu e sempre vai existir, mas não acho que o MP3 vai se tornar esse instrumento de cópias em massa porque a rede ainda é lenta quando baixa qualquer coisa, e continuo dizendo que nesse caso o MP3 é um puta divulgador, principalmente para quem tá começando e precisa lançar um produto com baixo custo.

O fato é que as facilidades que o MP3 oferece hoje em dia através da Internet o colocam com a mesma importância que o single teve até o início dos anos oitenta.

Exato! É isso aí, não precisava ter falado tanto, o MP3 é o grande "revival" do "Single". Ele te dá a oportunidade de conhecer o novo e escolher se quer levar o resto depois. =)

A liberdade excessiva da Internet te assusta?

A rede já é de certa forma um instrumento de livre expressão, e como tudo que é livre, sofre alguns exageros por parte de alguns e atrai a censura. Acho que tudo tem seu limite, mas o que é exagero para mim, pode não ser prá outra pessoa e aí caímos no mesmo ponto. É um longo caminho de aprendizado.

E quais os novos planos?

Estou finalizando a pré-produção do meu novo disco que será lançado ainda este ano!!! E, em breve estarei disponibilizando uma faixa em MP3 pra galera no meu site. Até lá, continuo fazendo gravações com vários artistas e canjas por aí, além de produzir algumas bandas.

Queria te agradecer pelo espaço, Paulo. E, pra galera conectada na Lemon, um grande abraço do Milton Guedes, que também tá ligado!!!

 

Referências na Internet


    Site oficial
    MySpace
    YouTube

Produtos relacionados


 

Tags


 

Deixe o seu comentário


Nome:

E-Mail:

Comentário:


Informe código gerado 
  Dicas:

 Leia os nossos termos de serviço.

  Seu comentário será verificado, e não será exibido imediatamente.

 Evite palavras de baixo-calão e ofensas.

Seja tolerante com opiniões diferentes da sua.
 

Não existem comentários liberados para este post


 
 

     
     
 
INFOS
 Home | Cadastre-se | A empresa | Parcerias | Anuncie |
 
 
 Copyright © Lemon 1996-2024

Política de privacidade | Termos de uso