Salve pessoas,
Nos últimos meses, as coisas têm sido complicadas. um pouco mais do que o habitual. Muita gente tem escrito levantando dúvidas e algumas questões relevantes, e que precisam ser expostas abertamente.
Seguem algumas questões que viraram lugar comum entre os usuários. Muitas delas estão respondidas em outras áreas do portal, mas vamos lá:
1) Vocês não oferecem suporte técnico aos produtos que distribuem?
Não mais. Informalmente, durante vários anos, nós oferecemos auxílio e procuramos auxiliar a todos os usuários. Primeiro, por nosso total respeito a vocês. Em segundo, por ser legalmente uma questão pertinente perante o CDC.
Há também a questão da demanda, mas ela não é necessariamente o maior problema, embora seja difícil conciliar tudo. Porém, o motivo maior é que a maioria dos desenvolvedores reinvindica para si, ou para agentes autorizados, o suporte técnico, sobretudo em sharewares e, especialmente neste caso, para produtos registrados.
2) Para deixar meus comentários sobre um software, preciso ser usuário registrado no portal?
Não. O espaço é aberto a todos que testam o produto.
3) Existe algum tipo de controle sobre disso?
Sim. Todos os comentários são checados por uma pessoa de nossa equipe. O que não significa que comentários negativos são excluídos. É uma questão de respeito, de bom senso. Se o usuário que está postando exagera, ou faz uso de linguagem de baixo calão, o comentário não vai pro site. Reclamações são sempre válidas, quando feitas da forma certa.
4) Vocês não oferecem mais o serviço de download por e-mail?
Não. Infelizmente, o andar da rede não nos estimula a voltar atrás nesta decisão.
Alguns motivos:
- Em 96, quando o recurso foi lançado, o tamanho máximo do anexo era de 1.2 Mb. Na época era muito, posto que poucos programas ultrapassavam esse tamanho. E nos dias de hoje, 1.2 Mb é algo irrisório.
Quando um arquivo é enviado como anexo, ele ganha algo entre 10 e 30% de seu tamanho original, por conta do processo envolvido. Imagine baixar um arquivo de 1 Gb por e-mail. Além de demorar muito, você teria que transferir 1.3 Gb, por conta da questão do anexo.
Para baixar arquivos, existe um protocolo específico, que é o FTP, que nós utilizamos em nossos servidores.
- Muitos usuários não costumam limpar suas caixas postais. Com isso, a maioria das pessoas que utilizavam o recurso tinham dois problemas:
- Na época em que o serviço estava ativo, eles não conseguiam receber o download por e-mail, uma vez que o e-mail mais o arquivo anexo ultrapassavam sua quota de espaço. Com isso o e-mail retornava.
- O usuário que recebesse o e-mail em sua conta e não baixasse do servidor, corria o risco de ter suas mensagens pessoais devolvidas por falta de espaço.
- Com a onda de scamming, spam e afins, apesar de todas as nossas recomendações, e de toda a informação divulgada pelos órgãos de segurança, instituições financeiras e mídia, percebemos que diversos usuários tiveram problemas de segurança por conta de e-mails falsos.
Podemos ajustar nossos serviços e mudar. Mas não podemos modificar o procedimento dos usuários. Apenas orientar. Como isso não surtia o efeito necessário, na escala de tempo em que era preciso, houve o consenso de que seria melhor suspender o serviço.
Se você receber algum e-mail da Lemon que contenha arquivos anexos, ou que solicite o download de qualquer tipo de aplicativo ou arquivo, não o abra e entre em contato conosco. Nossa equipe o orientará sobre como nos encaminhar este e-mail de forma segura, a fim de que possamos tomar as providências necessárias.
Se você tem alguma dúvida, reclamação ou sugestão que queira nos fazer, encaminhe-a para nós, e nós a publicaremos neste espaço, juntamente com as respostas..
Um forte abraço a todos. |