Neverwinter Nights é baseado nas regras da terceira edição de Dungeons and Dragons. O combate se dá em turnos, porém curtos o suficiente para serem praticamente em tempo real.
Para não haver necessidade de pausar a batalha enquanto decide, existem alguns recursos para auxiliar o jogador, como a possibilidade de enfileirar as ações do personagem, três barras de atalho e o radial menu, que ao clicar com o botão direito do mouse, apresenta as possíveis ações que o jogador pode escolher, dependendo da natureza do objeto selecionado.
A criação de um personagem é igual a de Dungeons and Dragons: selecionando a raça, sexo, aparência e atributos, e enfim escolhendo um nome.
A história da campanha original é dividida em cinco capítulos, cada um com localizações, monstros, itens e objetivos diferentes. Em vez de ter um grupo de personagens controláveis, o jogo oferece um parceiro chamado de henchmen, podendo o jogador escolher aquele que melhor complementar suas habilidades.
A campanha foi criticada por ter o combate como tema principal, fazendo o jogador enfrentar hordas de inimigos por muito tempo.
Além disso, a inclusão de um item chamado Stone of Recall permite que o personagem escape de quase todas as situações de perigo com uma penalidade mínima, tendo que pagar apenas uma quantia de dinheiro para voltar ao lugar de onde foi teletransportado.
Clássico.