Desde que Will Wright anunciou, anos atrás, o seu novo projeto, toda a comunidade fanática por jogos ficou inquieta. Afinal, o que Wright, criador dos mega-sucessos "SimCity" e "The Sims", poderia ainda fazer, sem repetir fórmulas já consagradas?
A resposta de Wright logo veio: O novo projeto, chamado "Spore", é um híbrido de simuladores e ficção científica. E dos melhores, pelo que se diz.
Enquanto o jogo não é lançado oficialmente, você pode experimentar seu conceito utilizando este criador de criaturas. Ele oferece uma pequena quantidade das partes que você poderá utilizar para criar suas criaturas.
Uma vez instalado e executado o programa, você deverá efetuar um rápido cadastro na comunidade do Spore. Faça isso, e ative sua conta. Findo o processo, estamos no editor.
A seguir, você verá que uma forma esverdeada e amorfa aparece do lado direito da tela. Esta é a forma básica para a sua criatura. Você pode moldá-la a vontade com o mouse. Basta ter um pouco de paciência para entender a mecânica do processo.
Uma vez que tenha definido o formato do corpo, está na hora de inserir os diversos elementos possíveis. Cabeças e bocas, braços e pernas, tipos de mãos, pés, armas, ornamentos e cores. Com imaginação, você cria criaturas bem esquisitas e engraçadas.
Também é possível testar a criatura que você criou, e ver como ela se comporta em diferentes circunstâncias. Isso é prático para avaliar como ela se locomove, e efetuar os ajustes necessários.
Terminou sua criatura? Salve-a. E se quiser, compartilhe-a na comunidade Spore. Quando o Spore for lançado oficialmente, você poderá importar as criaturas que criou, e utilizá-las em seu jogo.
Requisitos mínimos:
PARA WINDOWS XP
- Processador P4 2.0 GHz ou equivalente
- 512 MB de RAM
- Placa de Vídeo de 128 MB, que suporte Pixel Shader 2.0
- A versão mais recente do DirectX 9.0c
- Pelo menos 190MB de espaço no disco rígido para instalação, mais espaço adicional para as criaturas criadas.
PARA O WINDOWS VISTA
- Processador P4 2.0 GHz ou equivalente
- 768 MB de RAM
- Placa de Vídeo de 128 MB, que suporte Pixel Shader 2.0
- Pelo menos 190MB de espaço no disco rígido para instalação, mais espaço adicional para as criaturas criadas.
Placas de Vídeo Suportadas:
9500, 9600, 9800
X300, X600, X700, X800, X850
X1300, X1600, X1800, X1900, X1950
2400, 2600, 2900,
3650, 3850
FX 5900, FX 5950
6200, 6500, 6600, 6800,
7200, 7300, 7600, 7800, 7900, 7950
8400, 8500, 8600, 8800
Intel(R) Extreme Graphics
GMA 950, GMA X3000, GMA X3100
Problemas de Hardware Conhecidos:
O jogo pode se tornar sem controle enquanto se pinta uma criatura, ou depois de mudar do modo tela cheia para o modo janela. Para corrigir isso, atualize os drivers de vídeo no site de seu fornecedor.
Quando alterar o tamanho da tela, em algumas situações o monitor pode não responder a uma resolução que ele afirma suportar, exibindo uma tela preta ou distorcida. Se isso ocorrer, aperte Alt-Enter para ativar o modo janela, e depois mude a resolução e a freqüência de atualização para valores menores.
Windows XP:
Usuários do Windows XP que tenham a versão correta de DirectX podem ter dificuldades em executar o programa após a instalação. Se isso acontecer com você, reinicie a máquina, que resolve. O que, em se tratando de Windows, não é nenhuma novidade, convenhamos.
Nvidia nForce2 Audio – Um problema foi observado no Modo Surround 5.1. Existe um ruído de estática que dura 8 segundos quando no Modo Criador de Criaturas.
Windows Vista:
Quando do lançamento do jogo, alguns usuários do Microsoft Vista podem receber um aviso sobre execução fora do espaço de endereçamento juntamente com um link para a Base de Conhecimento Microsoft (Microsoft Knowledge Base). Se você ver esta mensagem, é recomendado seguir as instruções e ir para o site listado na mensagem para atualizar o seu sistema.
Turtle Beach Montego DDL – O Surround 5.1 não é suportado. Este modo esta disponível nas opções, mas o som será reproduzido em estéreo (2 canais) em todos os alto-falantes.